OBRAS DE ARTE ESPECIAIS
Na área da Construção Civil, denominamos de Obras de Arte Especiais (OAE’s) as estruturas, tal como ponte, passarela, viaduto, túnel e outros tipos de empreendimentos necessários na implantação de rodovias que, devido suas proporções e características peculiares, requerem um projeto específico, podendo ser adotados alguns métodos executivos:
A superestrutura é executada no próprio local da ponte, na posição definitiva, sobre escoramento apropriado (cimbramento, treliça, etc.), apoiando-se diretamente nos pilares.
Os elementos da superestrutura são executados fora do local definitivo (na própria obra, em canteiro apropriado ou em usina distante) e, a seguir, transportados e colocados sem os pilares. Esse processo construtivo é muito usual em pontes de concreto protendido, principalmente quando houver muita repetição de vigas principais e placas pré-moldadas nas lajes.
Neste caso, a superestrutura da ponte é executada progressivamente a partir dos pilares já construídos. Cada parte nova da superestrutura, apoiando-se em balanço na parte já executada. A grande vantagem deste processo construtivo é a eliminação total (quase sempre) dos escoramentos intermediários, isto é, eliminando-se os cimbramentos, treliças, etc.